SOBRE A ATRAÇÃO

O nome Itaguassú é uma homenagem in memorian a uma personalidade muito querida pela localidade e que muito contribuiu para o desenvolvimento do turismo na região.

Durante a caminhada o visitante tem a oportunidade de percorrer um espaço dividido por quatro tipos de vegetação (mata galeria, mata seca, vereda e mata calcária) e todas elas abrigam várias particularidades tais como; dois dos mais importantes rios da região (Rio Vermelho e Rio das Pedras); nascentes; testemunhos de carste exumado (campo de rochas calcárias) por onde se trilha dentro de um labirinto de rochas; duas cavernas (Lapa do Vermelho I e Lapa Rio das Pedras V, nesta última se realiza uma travessia), e vários outros atrativos. Seu percurso embora razoavelmente logo se dá de maneira fácil tanto nos pontos de subida quanto de descida.

A trilha Itaguassú é uma espécie de resumo dos atrativos da região e uma boa sugestão para passeios em família ou em grupos e visitas técnicas para diversas áreas, pois além da paisagem belíssima é uma boa oportunidade de se conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades da fauna e flora da região.

Acesso moderado
Distância 1.100m de Mambaí. São percorridos de carro 700m de asfalto em excelente estado e outros 400m em estrada vicinal em bom estado de preservação. A trilha é em formato circular com 4.460m de extensão.

Recomendações
Protetor solar, repelente, roupas leves e roupa de banho, calçado fechado apropriado ou sandália papete, água e lanches rápidos e leves.