14ª Volta Ciclo Turística
As agências de turismo Cerrado Aventura e Mambaí Adventure, promovem um dos maiores eventos ciclísticos do estado que este ano será realizado entre os dias 7 e 9 de julho. Hoje praticamente todo Trade Turístico da região é envolvido direta ou indiretamente no evento.Estimamos que mais de 500 ciclistas participarão nesta edição além do grupo de apoio e expectadores em geral. A volta não é uma competição, possuí caráter turístico e ecológico proporcionando entretenimento e conhecimento através de diversas oficinas e workshops promovidos principalmente pelos parceiros SEBRAE e ICMBio. A volta percorre todos os municípios que fazem parte da APA (área de proteção ambiental) além de Simolândia e Alvorada do Norte. Em cada cidade por onde passa é realizado um comitê de boas vindas e elaborado uma programação especial visando integrar os ciclistas às comunidades locais. Ao mesmo tempo divulgamos as belezas naturais e culturais além de fomentar o comercio nessas localidades. São ao todo 6 cidades visitadas, das quais 4 estão no mapa nacional do turismo, a saber Mambaí, Damianópolis, Buritinópolis e Simolândia, todos da região turística Águas e Cavernas do Cerrado.Edição14ª Edição, só foi interrompida por 2 anos por causa da pandemia. Objetivos
Tem-se por objetivo principal divulgar e promover esses destinos turísticos e ao mesmo tempo conscientizar tanto os participantes quanto a população local da importância em se manter esses locais preservados.
Outro importante objetivo é gerar fluxo turístico para toda região em um período que historicamente não há tantos visitantes diminuindo assim a sazonalidade do setor e gerando oportunidades de negócios.
Sobre a Região
Detentora de uma natureza exuberante, essa região vem se destacando como um dos destinos turísticos mais promissores do país, como pode ser comprovado pela recente reportagem no Globo Repórter e o expressivo crescimento do numero de municípios no novo Mapa Nacional do Turismo, o maior crescimento de todas as regiões do estado e seguramente uma das maiores do Brasil.
A grande vocação turística da região se comprova através da quantidade e diversidade de atrativos naturais divididos em cavernas, cachoeiras, fervedouros, lagos, trilhas e muitos esportes de aventura como uma das tirolesas mais altas do país e o Balanço da Dani Monteiro, escolhido a melhor atividade de aventura do Brasil.
Como se não bastasse a região ainda conta com o maior complexo de cavernas da America Latina, o Parque Estadual de Terra Ronca, e a maior queda acessível do Centro Oeste, a cachoeira do Itiquira. Por essas e outras questões que acreditamos no crescimento continuo e duradouro do turismo na região.
Programação e Roteiro
Dia 7/07
19hs – Reunião, briefing da volta e confraternização entre patrocinadores e participantes (não obrigatório aos participantes de outras cidades)
20hs – Palestra sobre dicas de performance e segurança no montain-bike (obrigatório para iniciantes)
Dia 8/07
6:00hs – Concentração, credenciamento e distribuição dos kits na praça da Matriz
6:30hs – Café da manhã
7:00hs – Início da pedalada (saída de Mambaí)
9:00hs – Parada antes da serra, para descanso, reabastecimento de água e lanche.
11:00hs – Passagem por Buritinopolis.
12:00hs – Passagem e parada em Simolandia e almoço (ciclotur)
13:00h – Reinicio da pedalada
17:00hs – Previsão de chegada em Mambaí
18:00hs – Confraternização com feira cultural e som ao vivo
Dia 9/07
07:00hs às 11:00hs – Volta Cultural na cidade (aberto e gratuito a todos)
Estrutura
A volta ciclística conta com o apóio institucional do Sebrae e Instituto Chico Mendes (ICMBio-IBAMA) além de todas as prefeituras presentes no roteiro, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, SAMU, Corpo de Bombeiros entre outros parceiros da iniciativa privada. Durante todo o percurso os participantes contam com ambulância com médico e enfermeira, serviços e reparos das bikes, equipe de apóio responsável pela hidratação e alimentação dos participantes, carro de apóio para levar bikes e ônibus para os participantes a qualquer momento etc. Ainda que até hoje não tenha ocorrido nenhum acidente de gravidade relevante todos os participantes contam com um seguro de vida e acidentes.
Imprensa
A mídia tem uma receptividade muito grande com a nossa região como pode ser comprovado através de um busca na internet procurando pela sede da APA que é Mambaí onde será a partida e chegada da volta. Para esse evento contaremos com uma assessoria de imprensa especializada atuando principalmente no envio de releases e agendando pautas para diversos segmentos como; esporte, turismo, bem estar, ecologia, cidades, terceiro setor entre outros. Além do apelo turístico da região o evento por si só já foi destaque em grandes veículos de comunicação como reportagens feitas para o Esporte Espetacular da Rede Globo com Dani Monteiro, Globo Rural, Sportv, Rede Record, Multishow, 360° Graus etc e jornais como O Popular e Correio Brasiliense, esses últimos já com presença confirmada juntamente com a TV Band Goiania e TVN Brasil que cobrirá o evento na íntegra.
Público-Alvo
O nosso público divide-se em dois principalmente: participantes e expectadores. Os participantes são principalmente jovens e adultos, homens e mulheres com um mínimo de prática de bike oriundos da região da APA e das cidades de Brasília, Formosa, Anápolis, Goiânia, Barreiras, Luís Eduardo entre outras. A maioria já possuí um histórico dentro da pratica do ciclismo, embora muitos são iniciados na pratica a partir da volta ciclística uma vez que não é exigido experiência. Já os expectadores são formados pelos habitantes das cidades e dos povoados inseridos no roteiro além de familiares e amigos dos participantes. Estima-se que o público total de expectadores gire em torno de 12 mil pessoas.
Impacto Socio-Ambiental do Evento
- Comprometimento de 50% ou mais dos participantes com inscrições gratuitas
- Realização da Volta Cultural concomitantemente ao evento voltada as crianças e 100% gratuita
- Arrecadação de alimentos e distribuição as pessoas em situação de vulnerabilidade social em parceria a Assistência Social
- Ações de palestras e workshops nas escolas estaduais em parceria com o ICMBio
- Bike Solidaria, auxilio e sorteios de peças e manutenções para participantes que não possuem condições
- Fomento ao comercio de produtos locais (alimentos e artesanato) através da feira cultural sem cobrança de taxa aos expositores
Inscrições
- Para moradores da Região das Águas e Cavernas do Cerrado
https://forms.gle/yyiX5YGiWpMQR9JC9